quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Serie :Vida no Ventre


O Pensador leva-nos a uma viagem magnífica ao centro do ventre materno e assim vamos falar sobre a Vida no Ventre.

A Série será exposta em fascículos , com linguagem de facil interpretação , através de breves resumos descorridos pela enfermeira Isabel Teixeira especialista em Obstetricia pela UFSCAR de São Carlos SP. Atuando na Maternidade da Santa Casa de Araraquara SP.

A Concepção.

Toda mulher saudável tem seu período fértil , onde seu organismo se prepara para formar uma nova vida. Isso se dá alguns dias depois do período chamado mestrual , onde o útero se descamando deixa se desprender as camadas internas em forma de fluidos de sangue por via vaginal.
O espermatozóide encontrando com o óvulo após esse período , se fundem e começam a formar um embrião com as características do homem e da mulher que o gerou. Esse é o grande momento chamado concepção. Momento sublime onde a vida se origina. Muitos espermatozóides gostariam de entrar no óvulo e se juntar ao mesmo e formar o ovo humano , porém somente um em meio a milhões consegue essa façanha.O coração do embrão é um dos primeiros orgãos a ser formados e seus batimentos ja podem ser vistos ou percebidos através de ultrassonografia após alguns dias. Então da-se inicio ao grande mistério da vida e de um modo terrível e maravilhoso tudo é formado dia após dia . Grandes cientistas ja tentaram sondar o desenvolvimento embrionário , mas ainda existem estruturas e mistérios que nao conseguiram ser desvendados .Isso é lindo. Ninguem melhor que o próprio autor da vida pra saber sobre ela.

Continuamos no próximo fascículo.

'O Pensador também é cultura '

3 comentários:

  1. muito interessante e esclarecedor gostei dessa serie e ja estou ansioso pelo proximo fasciculo

    ResponderExcluir
  2. parabens minha isa , como sempre muito inteligente , muito legal seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Bel... Você é surpreendente!! sempre tem algo de bom para partilhar... obrigado por dividir conosco seu sábio entendimento.

    ResponderExcluir